Risoto para aconchegar o paladar.

O arroz era um prato sagrado no Oriente. Quando chegou à Europa no século IX, ganhou o coração dos italianos, que criaram receitas incríveis com o grão: os risotos. Então, antes de continuar esse texto, o nosso muito obrigado aos italianos.

Risoto significa arroz pequeno. É um prato leve e quente, que antecede o consumo de uma carne mais pesada. Para o seu preparo são escolhidos arrozes com grãos maiores, que contém maior quantidade de amido, fazendo o prato ganhar sua cremosidade característica. Os tipos de arroz mais usados são:

Vialone Nano: Relativamente difícil de encontrar, nasceu em 1937 através de um cruzamento de duas qualidades, o vialone e o nano. É bastante apreciado pela cremosidade e pelo tempo de cozedura.

Cozedura: devido ao seu pequeno tamanho coze em apenas 13 minutos, aproximadamente.

Carnarolli: De grão ligeiramente menor que o arbório, é mais rico em amido e produz risotos mais cremosos. Tem também uma capacidade maior de absorção dos líquidos e dos sabores. Por último, é resistente à cozedura, mantendo a sua consistência al dente por mais tempo.

Cozedura: aproximadamente 15 minutos.

Arbóreo: Sem dúvida o mais popular, porque se encontra com mais facilidade à venda. Encontra-se em qualquer supermercado e pode ser apresentado como arroz para risoto.

Cozedura: aproximadamente 18 minutos.

O Risoto Milanês, característico pela sua cor amarela, tem uma curiosa história sobre a sua origem. Em 1574 um jovem aprendiz de pintor auxiliava na coloração dos vitrais da Duomo di Milano (catedral de Milão). Conta a lenda que Valério de Flanders era chamado debochadamente de açafrão, pois adicionava a planta em praticamente todas as misturas de tintas, para gerar uma cor mais brilhante. Disseram que ele acabaria colocando a açafrão até na comida.
FRC_7447

Vitrais da Catedral de Milão

Para se vingar dos deboches, Valério foi na cozinha no dia do casamento da filha de seu mestre e colocou o açafrão na panela do arroz. Dizem que os convidados da festa estranharam no início, mas o arroz cor de ouro foi um sucesso e que a partir desse momento tornou-se um prato bastante popular na região.

No RomaMia você pode escolher entre os Risotos de Camarão, Alcachofra e Frutos do Mar. Todos são uma deliciosa mistura de texturas, cores e aromas. Temos a certeza que vão surpreender e agradar o seu paladar.