Burrata: uma opção irresistível

Entre tantas delícias de nosso cardápio, existe uma que se destaca fortemente: a Burrata. Esta entrada nada mais é do que um queijo fresco italiano, no qual a camada externa é feita de uma muçarela bem consistente, enquanto o interior contém muçarela e um creme de leite, deixando-a bem macia e quase líquida. A muçarela é cortada e dentro dela é colocado o creme para depois fechá-la como um envelope, fazendo o queijo como a forma de uma bolsa. Depois, a burrata é banhada em água a uns 90 graus por alguns minutos, e é levada para resfriar, terminando o processo de seu preparo. É importante que a burrata seja consumida o mais fresca possível, para poder aproveitar bem toda sua cremosidade.

Seu nome tem origem na palavra “burro”, que significa manteiga em italiano, devido à consistência cremosa que tem na parte interna do queijo. Originalmente, ela vem da região de Puglia, na Itália, e é considerada um meio termo entre a muçarela de búfala e a manteiga. Enquanto a muçarela de búfala já existe há séculos, a burrata só existe há algumas décadas. Sendo um queijo muito cremoso, ela é uma ótima opção para ser servida como antepasto.

O seu sabor é suave, extremamente fresco, acidulado e, quando aquecida, a massa derrete e forma fios. O queijo solta um pouco de soro, pois é muito fresco: isto é normal! É um processo extremamente artesanal, o que faz deste queijo tão especial e ainda uma raridade.

Nossa Burrata é a decisão perfeita para uma entrada e é acompanhada especialmente de tomatinhos confitados. Não esqueça de experimentá-la!